quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dermocosmética Natural e Orgânica

Era um desejo meu de há alguns meses, mas agora tomei rédeas à coisa e finalmente estou a começar a substituir produtos dos meus cuidados diários por alternativas "naturais" ... ainda tenho um caminho longo a percorrer, que passa por consciencialização, aquisição de conhecimento e claro investimento. Curiosamente relativamente a este último ponto tenho encontrado alternativas extremamente acessíveis e nas quais deposito já algumas expectativas. Como a minha pele com o pós parto mudou ao ponto de nada que eu conhecia funciona muito bem, se é para experimentar "let's go natural".

É preciso ter em atenção que só porque os produtos são naturais isso não quer dizer que não vamos fazer reacções alérgicas e que tudo vai funcionar direitinho, natural quer apenas dizer que são livres de sulfatos, parabenos, não têm frangâncias artificais, e só contém ingredientes naturais e nada que seja sintetizado em laboratório (essas coisas que encontramos na cosmética comum de supermercado, farmácia ou perfumaria). Os ingredientes no seu estado mais puro aumentam a probabilidade de reacções alérgicas. Atenção, não sou nenhuma expert, é óbvio que as marcas usam concentrações destes ingredientes que são seguras e aprovadas na EU, mas sou da opinião (e é a minha opinião pessoal) se tivermos a oportunidade de nos livrarmos delas melhor.

Não vou entrar na discussão que é ou não melhor, é como li num artigo, produtos naturais vs sintetização em laboratório qual destes o melhor? Depende, se o natural cresce em terrenos ou águas contaminadas não é propriamente seguro, mas as leitoras de Engª Química, Biológica, Farmácias e afins saberão isto muito melhor que eu. Em suma, não se rejam apenas pelos chavões de marketing, mas por conhecimento. Não gosto de dar tiros no pé porque simplesmente não sou expert da área, mas sou interessada e gosto de aprender.

O que já tenho?

Da marca Dr Organic comprei alguns produtos que já inclui na minha rotina diária e com os quais notei melhoramentos em relação à sensibilidade da minha pele pela manhã. Todos os items são da linha de oléo argão da marca.

Facial Oil, uma mistura de vários óleos essenciais que age como serum anti-idade (lista de ingredientes)

Argan Pure Oil, 100% oleo de argania spinosa, pode ser usado no rosto, corpo e cabelos, as suas vantagens já são amplamente conhecidas

Instant tightening eye serum, serum para os olhos rico em antioxidantes (lista de ingredientes)

Ainda estou a usar estes produtos há relativamente pouco tempo o que não me permite dar já uma opinião mais detalhada além de que está a ser uma experiência positiva. Ainda me estou a habituar ao cheiro intenso desta linha, isto acontece devido ao odor natural dos componentes porque acredito que esta linha não passe por nenhum processo de desodorização.

A caminho de casa vem este creme de dia da marca Australiana Sukin, da qual li variadíssimas reviews em que a larga maioria era positiva. O creme é de dia e é da linha de rosa mosqueta, e pode ver a lista completa de ingredientes aqui).
A Sukin é uma marca de produtos naturais Australiana, tem alguns produtos orgânicos certificados, não é o caso deste creme e de outros items da minha wishlist. O que me atraiu na marca foi a sua consciência ecológica: todos os produtos são vegan, no animal testing, carbon free, etc etc etc, podem ler sobre isto aqui).

Ambas as marcas são bastante acessíveis, confesso que esse ponto, pelo menos para mim, pode afectar o factor de confiança da marca, ainda há muito aquele estigma que caro é que é bom. Eu tenho visto ao longo de vários anos que nem sempre é assim, muitas vezes no caro pagamos o branding.

O que está na wishlist?

Na minha wishlist tenho vários produtos da marca Sukin, nomeadamente o tónico que é uma água de rosas enriquecida, o gel ou leite de limpeza (ou talvez ambos) da linha sensitive, quiçá toda a linha purely ageless ... e pronto, acho que é isto. Podem consultar a linha Purely Ageless aqui, a linha sensitive aqui e a linha tradicional aqui.

Numa próxima fase quero experimentar os champôs e linhas de corpo ... mas isso fica para o meu plano médio prazo.

Onde Comprar?

A marca Dr. Organic pode ser encontrada nas lojas Celeiro Dieta a preços acessíveis ou ainda online na loja inglesa holland and barrett.

A marca Sukin só consegui encontra online na holland and barrett ou na feelunique. Ambas lojas fazem expedição a partir de UK.

E pronto, já me alonguei ... partilhem por cá as vossas opiniões e sabedoria :-), qualquer conselho é sempre bem-vindo.

Beijinhos,



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Blog True Undertone by Anita Pequena is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at the About Section.