sábado, 6 de abril de 2013

Calçado Desportivo, Corrida


Olá,

Hoje o artigo não é escrito pela Anita Pequenita mas sim pelo marido dela – Helder “O Grande” (só para me meter com ela :P), e vamos falar de calçado de desporto, mais precisamente para corrida.

Há uns anos atrás um amigo meu começou a puxar-me para o mundo do atletismo e das provas. Depois de muita insistência, experimentei e fiquei viciadissimo, desde então, não parei de correr. Não, não sou fanático pelo desporto, nem sou um grande campeão ou faço tempos de chorar. Mas corro com gosto e pelas vantagens que me vai dando em termos fisicos.

Dito isto, uma parte importante para quem gosta de praticar desporto (e em especial corrida) é o calçado que usa. Aprendi isso muito cedo com as inúmeras bolhas e dores nos pés. Rapidamente fui à procura de bom calçado para as minhas corridas.

Há alguns factores a ter em conta quando se procura umas boas sapatilhas de corrida (treino ou competição), nomeadamente:

  • As sapatilhas de treino procuram dar mais estabilidade e controlo aos movimentos, assim como amortecimento e performance (leveza); 
  • As sapatilhas de competição pesam menos de 250gr, usam menos materiais e focam-se no amortecimento de impactos.

Não há, no entanto, concenso no mundo do atletismo em relação às melhores sapatilhas de treino/competição. Uma vertente afirma que quanto mais tecnologia colocamos na sapatilha, menos o musculo se torna mais resistente, pois na passada o apoio é feito primeiro com o calcanhar, depois o meio do pé e por fim os dedos. Outra vertente afirma que o melhor é correr com as sapatilhas mais leves e com menos tecnologia de amortecimento, uma vez que o pé tende a apoiar-se primeiro com a parte frontal e só depois o calcanhar, evitando lesões de aquilles entre outras.
Pessoalmente prefiro uma solução intermédia: sapatilhas leves com algum amortecimento.

Existem 2 marcas que eu conheço por experiência pessoal e que gosto (não quer dizer que as outras não sirvam também): Nike e Asics.
Actualmente uso umas Nike Firewire que contam já com mais de 100 kms e continuam impecáveis.

Do site da Spartoo recomendo o seguinte calçado como treino:

Nike Lunar Forever 2

Asics Gel Cumulus 14



Sim, são todas fluerescentes e com cores psicadélicas, mas por um bom motivo: corridas nocturnas ;-).
Alguns sites referem também que se deve trocar as sapatilhas entre os 1200 a 1600kms de corrida acumulada. Eu prefiro usar o bom senso, quando sinto que estão a ficar gastas ou a deixar de serem confortáves, troco.

E pronto. Boas corridas! ;)

Abraço,
Helder

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Blog True Undertone by Anita Pequena is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at the About Section.