terça-feira, 19 de março de 2013

Google Reader e Google Friend Connect

Olá a todos,

Decidi fazer este post porque tenho lido por aí algumas confusões em relação ao término do Google Reader. Antes de mais é preciso salientar que Google Reader e Google Friend Connect não são a mesma coisa.

O Google Reader é uma ferramenta que nos permite organizar e seguir os RSS feeds dos blogs que seguimos, actualmente essa lista é actualizada a partir do GFC. O GFC em si, já foi desactivado em 2011, quando plataformas como o sapo ou o wordpress deixaram de poder usar o widget, mas nada indica na comunicação de limpeza da Google que o GFC será desactivado para o blogger em conjunto com o reader.

Claro que será de esperar que eventualmente esta morte venha a surgir, talvez migrando para o G+ que tem sido uma aposta a Google. E sei que muitos de vós não gosta muito do G+, mas aquilo é bastante interessante e até melhor que o FB em muitos aspectos, só que muita gente não quis migrar do FB ou então é relutante a novas plataformas e acabam por ir ficando.

Actualmente além do reader temos a Reading List do blogger, esse sim completamente associado ao GFC, actualmente quando subscrevem um blog via GFC adicionam esse blog à Reading List e ao Google Reader, o Google Reader deixará de existir, mas o GFC e a Reading List continuarão activos.

Nesta Reading List podem perfeitamente continuar a seguir os blogs que subscreveram, e adicionar novos, ou então podem procurar uma ferramenta do estilo do Google Reader, eu actualmente estou a usar o Feedly que dá para se usado em dispositivos móveis e ainda no Google Chrome, sendo compatível com Windows e Mac. O feedly permite importar directamente os feeds subscritos no Reader directamente com a nossa conta da Google. O inconveniente que existe é que usar uma nova plataforma implica que sempre que queremos seguir um novo blog temos de o adicionar à nova ferramenta, mas isso é uma operação tão simples.

Para mim não deixa de ser uma grande perda este "shutdown" do Reader, é super simples de usar, já assinei até uma petição que será entregue à Google a pedir que não desliguem o Reader. Mas a verdade é que não é o fim do mundo e surgirão alternativas só temos de nos adaptar, as coisas evoluem.

Espero que este post tenha sido útil, se precisarem de alguma ajuda é só deixar cá em baixo que tenho ajudar de alguma forma. Através do Google takeout é possivel exportarem o conteúdo do Reader e isso pode ser util para usar numa nova ferramenta. Se conhecerem outros utilitários que possamos usar, agradecia que partilhassem.

Beijinhos,

 

5 comentários:

  1. olaa boneca!!

    eu não entendi mt bem isto, sinceramente não percebi o que vai acontecer!! depois se me puderes explicar melhor eu agradecia!! sabes que sou uma trenga nas novas tecnologias e o que falas te parece me chinês!!! bahhh (lol) mas nem que dp na 5f me expliques pessoalmente!!

    bjokasss

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo post! Foi bastante esclarecedor. Pelo sim, pelo não, fui ver o Feedly e já o estou a utilizar. Parece-me ser de utilização bastante fácil. Só é preciso tempo para me habituar, como tudo na vida. Meninas, nem todas as mudanças são más! Talvez seja um inconveniente o google reader acabar mas se calhar assim podem procurar uma aplicação que vos encha as medidas e, quiçá, gostem mais ;)


    Beijo :)


    www.mirabilismakeup.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. obrigada, acho fantástico que alguém explique isto tudo com calma...eu pessoalmente ja tinha chegado a estas conclusoes, mas no meu humilde cantinho tambem ja parecia o fim do mundo, eu nao pedi, mas tava tudo a começar a seguir-me no bloglovin LOL

    veremos no que isto dá, por agora deixo tudo como está...

    xoxo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo post!! Eu acho que vou precisar de ler isto algumas vezes... lol! eheh

    http://hiimab.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Aiii obrigada! Este post tirou-me muitas dúvidas: para já porque ainda sou um bocado ignorante sobre alguns aspectos de como os blogs funcionam, e como nunca usei o google reader e sim a Reading List do blogger, estava a ficar muito confusa. Obrigada, a sério!

    O meu blog: http://pprettyplease.blogspot.pt/
    A minha loja de bijuteria online: http://www.2bpretty.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Blog True Undertone by Anita Pequena is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at the About Section.