segunda-feira, 22 de agosto de 2011

... um pouco de mim

Não sei se já deram conta, mas aqui a Ana é louca por história e apesar de não ser a minha área de formação, sou uma estudiosa ... claro está com muitas gafes pelo meio, mas sempre a aprender.

Uma das épocas que mais me fascina é a do Renascimento, altura em que a arte e as ciências andavam de mãos dadas e onde finalmente a opressão e escuridão da idade média abandonaram a Europa e deixaram o Homem a partir em busca do conhecimento [EDIT] vou ter de me redimir aqui, como podem ver pela discussão abaixo, não podia ter metido mais a pata na poça com uma afirmação destas :-), a associação da idade média a um periodo de "trevas" é um conceito desactualizado e nada verdadeiro [/EDIT]. Claro que não posso nada dizer que gostaria de ter vivido nessa época, pois bem sei que muitas coisas não eram fáceis, principalmente para o sexo feminino !! 
O que vive hoje nas nossas cabeças do renascimento não é nada mais que uma romancização da época (acho que este termo existe :-) senão peço desculpa e espero que entendam onde quero chegar) e honestamente eu fico-me por aí :-).

Deixo-vos com 2 imagens altamente inspiradoras de McQueen num casamento entre o renascimento e o bizantino ... muito lindo e absolutamente genial ...



Beijinhos, Ana

7 comentários:

  1. Eu própria gosto imenso de História (apesar de me faltarem muitas bases). Mas sei o essencial e, sendo a minha vertente a arte, não consigo dissociá-la da sua parte histórica. Contudo, e se me permites uma pequena observação, nem tudo na Idade Média é assim tão negro, obscuro e temeroso; "Dark Ages", "Arte Medieval" (termo depreciativo, inventado pelos humanistas do Renascimento).. Enfim, todo um leque de nomes e nomenclaturas mesquinhas para definir esse período maravilhoso de mil anos. E posso dizer-te, de tudo o que já estudei de História (mais concretamente História da Arte), o período medieval tem das coisas e testemunhos mais ricos e impressionantes do mundo! Foi a época da fundação da maioria das Nações (Portugal, por exemplo).. Enfim.. Não digo que a Antiguidade, a idade Moderna e a nossa Contemporânea não me fascinem mas a Medieval (aqueles mil aninhos, coisa pouca..) tem algo de grandioso para mim.

    :)

    Beijinho,
    Catarina.


    www.mirabilismakeup.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oh Ana... desculpa lá.. mas não concordo nada com essa ideia da Idade Média ser uma época de trevas, isso foi baseado numa historiografia que já foi abandonada à bastante tempo... que os actuais historiadores não usam...
    Grande parte das conquistas realizadas no Renascimento e na "Modernidade" deveram-se a descobrimentos que se iniciaram na Idade Média.
    XOXO

    ResponderEliminar
  3. LOLOL ... ena que estas meninas me querem bater :D. Têm toda a razão, mea culpa, o termo não deve ser aplicado a todo o período da idade média, aliás, penso que o termo "dark ages" surgiu mesmo antes do renascimento e julgo ser um termo que se refere ao início do período, essa ideia é mais uma "romancização" do período medieval, seria incorrecto classificar um período de 1000 anos dessa forma.
    Mas confesso que o meu comentário foi mais numa perspectiva cientifica, e não artistica ou outras coisas, é inegável que a ciência na Europa pouco evoluiu talvez pelo menos até 2/3 do período medieval ... certo ? Não quero meter mais uma argolada, mas julgo ser isso que entendi :-), mas deixem aqui a vossa opinião e sabedoria.

    uma beijoca grande, Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,
    Só quero roubar-te uma ou outra maquilhagem :p
    Ora.. respondendo à tua pergunta.. sem duvida que a Modernidade trouxe um desenvolvimento cientifico incomparável que a Idade Média não trouxe, mas não me parece que possa ser considerada como uma época de trevas, até porque muitos dos livros que na Modernidade foram lidos e estudados pelos grandes eruditos, sobreviveram porque alguém na Idade Média os copiou. Ou os grandes eruditos como Roger Bacon, Robert Grosseteste, etc que estudavam nas grandes Universidades como Bolonha, Paris e etc...que foram criadas na idade Média.
    Outra questão que talvez não saibas é que a Medicina se desenvolveu bastante na idade média, através dos judeus e muçulmanos.
    Penso que o mais importante de tudo é contextualizar...e não cair no erro de perpetuar ideias erradas.
    XOXO

    ResponderEliminar
  5. Oi Anita, tu és um espectáculo .. sei sim que os muçulmanos tiveram um papel muito importante na revolução ciêntifica não só na medicina, mas deram cartadas em tudo, apesar de não associar o seu envolvimento na idade média europeia (por desconhecimento), eu pensei que grande parte do desenvolvimento no renascimento se deu após a queda do império bizantino, em que vários ciêntistas muçulmanos se refugiaram na europa, particularmente em itália ..
    Quanto à idade média europeia, sempre vi como muito estagnada ao nível ciêntifico, no entanto é mesmo incorrecto dizer que não tiveram um papel importante ... vou ter de me redimir e corrigir o post, senão sou crucificada!! :D :D :D
    Uma beijoca grande e obrigada pela lição de história :). Perdoa-me as incorrecções, leio muito mais pela net e de certo que há muita informação que não é correcta, mas eu esforço-me!!
    Bjs, Ana

    ResponderEliminar
  6. LOL Não leves a mal Ana. Até porque gosto imenso de gente que adora história e maquilhagem, que como podes imaginar são duas grandes paixões na minha vila, uma profissional e outra completamente amadora. Mas tal como tu, tento aprender o máximo, e também erro, nunca podemos saber tudo de tudo.
    Infelizmente a net está cheia de más informações, o meu conselho é que se queres ler textos científicos procures revistas de historia, internacionais ou nacionais, algumas disponibilizam os pdfs de forma gratuita na internet.
    Quanto aos médicos judeus e muçulmanos foram fantásticos, ligados a técnicas de cura e sobretudo ligados à higiene, sim... porque nos cristãos sempre fomos bem badalhocos e contra a água.. mas isso só mudou muitos séculos depois.. só uma curiosidade já que gostas tanto de história, um dos ministros do Rei Sol Luis XIV envia uma carta ao rei a pedir desculpa por não comparecer a uma "reunião", mas avisa que esteve a tomar banho, nisto o rei envia-lhe um recado a dizer que entende e que o melhor é ele não sair por uns dias. :P E como esta há imensas..
    XOXO

    ResponderEliminar
  7. Claro que não levo a mal :), obrigada mesmo!! Essa história do Rei Luis está demais .. de facto a cena da higiene ao longo da história é o que mais me impressiona, julgo que no tempo dos romanos não era assim tão mau, foi quase um passo atrás, não foi?
    Beijocas, Ana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Blog True Undertone by Anita Pequena is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at the About Section.